sábado, 25 de junho de 2011

Seria a esperança um mal?




Essa semana confirmei o que os gregos antigos diziam, que a esperança foi o único MAL a restar na caixa de pandora. Por que? Bem... Eu tinha esperança de alguma forma passar em Teoria da História e por esse motivo, protelei começar o resumo de recuperação. Enfim, ao confirmar a nota baixa comecei o estudo (havia até começado antes, mas pausei na aula 2). E tive que dar o braço a torcer a lenda de Pandora. Vocês conhecem?

Bem. A lenda, difere muito de acordo com a fonte, mas pegarei uma base que mais me agrada.

De acordo com os contos, Pandora foi a primeira mulher do mundo, (notem que interessante o próximo trecho), mas ela foi enviada como uma punição ao homem, pois a ela foi dada uma caixa (outras versões baús, mas isso realmente não me interessa saber, basta o conceito de um receptáculo) na qual continha todos os males do mundo, lembrando que, até aquele momento, o mundo era perfeito, sem doenças ou problemas.

Mas Pandora, com sua curiosidade feminina, acabou por abrir a caixa, liberando todos os males sobre a Terra, ao fechar a caixa, apenas um mal continuou contido, era a ESPERANÇA.

Gostaria de discutir 3 pontos muito legais com vocês.

1º - Assim como na mitologia judaica, a mulher que trouxe o mal, foi ela que provocou o flagelo contra a humanidade, curioso não? Seria isso um reflexo da inferioridade social que a mulher sofria em ambas as sociedades?

2º - Por que a esperança seria um mal? Bem. De acordo com a própria lenda, o fato de você ter esperança é ruim por que acaba projetando uma realidade que não pode acontecer e possivelmente se decepcionando por isso. O que não deixa de ser uma verdade.

3º - Como comentado no primeiro, a Hélade não tinha uma relação boa com as mulheres, sempre vistas como apenas receptáculos para os cidadãos da Polis, a mulher era apenas um vetor. Sendo que os gregos acreditavam que o amor entre homens era mais nobre. Vemos que Atenas era a “capital do machismo” hehe. Lá as mulheres eram relegadas mesmo. Já em Esparta, elas obtiveram mais diferenciais, porém, somente em Roma, as mulheres verão seus direitos ampliados (nada muito perto do que é hoje, mas já era um avanço).

Enfim... Cuidado com suas esperanças. E vamos aos estudos. Haha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário