segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Uma breve análise do futurismo de Tropas Estelares


Acabei de assistir um clássico da infância, Tropas Estelares, de 1997 e, é muito interessante vê-lo com os olhos de agora, mais amadurecidos.

Tanto foi que delineei certos pontos que considerei um toque de mestre ao filme, a perspectiva do criador em relação ao futuro, todas as informações com esse teor foram colocadas de forma muito sutil, o que deixou ainda melhor o filme.

A igualdade dos sexos me pareceu a mais chamativa de se analisar, sim, caros colegas, no universo de Tropas Estelares, não há muita diferenciação entre os sexos; logo no início da trama eu notei que, numa espécie de futebol americano futurista, havia uma mulher entre todos os homens, jogando normalmente. No banho também não havia qualquer vergonha de nenhum dos lados, homens e mulheres tomando banho juntos na maior normalidade imaginada, isso foi encantador. E também o superior, batendo numa delas, como em qualquer homem, foi algo que chocou inicialmente, pois eu não havia absorvido totalmente a ideia da igualdade sexual. Mas foi uma ótima sacada do filme.

O mundo em federações foi algo pouco explicitado, pelo que parece, as cidades ainda existiam (exemplo de Buenos Aires, de onde vinha o ator principal), mas não existiam países e todos falavam a mesma língua. Talvez nas continuações algo seja mais bem explicitado.

Algo muito peculiar é que as punições se tornaram... Como posso dizer? Arcaicas, afinal, você punir um soldado com dez chibatadas é algo digno da Idade Média, ou do Oriente Médio dominado pelos muçulmanos mais radicais. Também foram citadas a morte por enforcamento e, numa das cenas, um criminoso é capturado e sua execução, numa aparente cadeira para injeção letal, é anunciada na televisão.

Então chegamos ao último ponto futurístico, a programação de TV; vez por outra o filme passava algum tipo de propaganda de alistamento ou matérias sobre a guerra com os insetos, e mesmo a execução do criminoso seria transmitida para todas as redes.

Outras mais comuns, mas que cito rapidamente: tatuagem à laser; banheira de recuperação de ferimentos (estilo que lembra DBZ); cartas vem como um pequeno CD, em vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário