terça-feira, 31 de maio de 2011

Vale a pena dar Pitaco: A Liga

Abrindo uma nova forma de posts para o Blog eu colocarei meu ponto de vista em diversos programas assistidos, na TV aberta ou não.

Inaugurando essa coluna, começamos com o programa A Liga, que passa na Band às Terças-Feiras, às 22:15.

No geral o programa é bom, traz assuntos interessantes e muitas vezes pouco abordados normalmente, mas por vezes noto uma parcialidade demasiadamente exagerada, ressalto que não acredito que um jornal possa ser imparcial, mas abomino a parcialidade total.

Nesse programa vimos o assunto FUNK; novamente notei a parcialidade, a mesma que vi sobre as torcidas organizadas e percebi coisas parecidas entre os dois programas, em ambos não houve a separação de assuntos, todos se fixaram na mesma tarefa, explico:

- Na reportagem das torcidas organizadas, TODOS os repórteres fizeram a mesma coisa, seguiram uma determinada torcida e isso ficou extremamente chato, repetitivo e unilateral;

- No programa mais recente, novamente todos os repórteres seguiram grupos de funkeiros.

Agora, por que isso? Eu percebo que não é uma regra, por vezes o programa consegue ser menos parcial e exibir todos os pontos de vista interessantes e relevantes é por isso que a nota geral é razoavelmente boa.

Enfim, sobre o Funk vemos uma aceitação da cultura e mesmo uma tendência de vários momentos haver justificativas e explicações dos “preconceitos” que as pessoas têm, querendo aliviar as críticas.

E quando finalmente colocaram um crítico verdadeiro, fizeram com uma desvairada que notavelmente tem problemas de cabeça.

Claro que houveram outros críticos mais centrados, mas tiveram menos tempo de programa e menos visões e seguidamente dos seus depoimentos, vinha uma contra-resposta do próprio programa que “quebrava” a resposta do que era contra o Funk.

Enfim, vão minhas notas:

Nota geral para A Liga: 7

Nota para o programa sobre a cultura do Funk: 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário