quarta-feira, 18 de maio de 2011

O que é ser "chifrudo"?





Uma coisa muito curiosa fora citado certa vez num podcast e achei muito interessante colocá-la em leve análise hoje. A questão do termo “chifrudo” e suas variáveis.

É interessante ver que “chifrudo” tem sentidos diferentes, quase opostos quando nos tratamos de Brasil e EUA. A principal explicação do rapaz do podcast é que a origem linguística mais pagã daria aos EUA uma diferenciação do termo.

Analisemos então:

De acorco com o Tradutor online do Google “chifrudo” é “horned”, em inglês; notamos claro que, também em inglês, “horny” significa “excitado”, sendo que a palavra tem a mesma originalidade de “horned”. Interessante não?

Vamos para o Brasil agora, tomar uma caipirinha e descobrir o significado.

De acordo com o Dicionário Aurélio, chifrudo é o que tem chifres, corno, então fui ao significado dessa última palavra e vi o seguinte (na parte chula): marido de adúltera, faz-de-conta.

É interessante ressaltar que, no Brasil, o corno é considerado um homem fraco, que não é capaz de dar conta dos desejos de sua mulher.

Então chegamos a um paradigma, por que essa diferença? Por que num lugar chifres são sinal de excitação e poder e noutro de fraqueza e desonra?

Lembremos que o chifre também nos remete ao maligno, já que o próprio Diabo. Novamente vou ao Dicionário Aurélio e pesquiso por “diabo”, onde nos detalhes da fisionomia popular encontro a característica “orelhas pontudas, CHIFRES, asas...”.

Quem sabe um dia eu não me aprofunde nisso? Ou descubra alguém que estude terminologia desse tipo e me esclareça, se alguém souber, me avise!



Nenhum comentário:

Postar um comentário