sexta-feira, 27 de maio de 2011

O legado de Lucrécia

Lucrécia foi uma romana dos tempos da monarquia. Conhecida por sua beleza, honra e coragem, muito trabalhadora. Lucrécia tinha as qualidades que todos os romanos acreditavam serem ideais inatos de sua sociedade e era amada por todos.
Essa mulher fora a potencializadora de todo um império que jamais havia existido em todo seu poder e glória e jamais existirá igual: Roma.

Nessa época a cidade era governada por reis etruscos, os quais, cada vez mais, perdiam o respeito perante os romanos.

Mas o que explodiria o barril de pólvora seria o acontecido com Lucrecia.

Num dia o príncipe etrusco vagava bêbado com amigos, e decidiram ir espiar o que as mulheres faziam na cidade; encontraram suas mulheres na festa conversando e bebendo animadamente, juntamente com todas as outras mulheres da cidade, andaram mais um pouco e perceberam uma casa com luzes de tochas ainda acesas, então observaram Lucrecia que trabalhava arduamente em casa e ficaram impressionados.

No outro dia, o príncipe foi novamente espreitar, dessa vez ele sabia que o marido de Lucrécia estaria fora. Então ele estuprou-a com uma faca em seu pescoço e, ao terminar, ameaço-a de morte, caso contasse para alguém. Porém Lucrécia era honrada demais para viver com a vergonha e cometeu suicídio, não se sabe como os romanos souberam disso, mas o acontecimento provocou uma ira assassina nos romanos que saíram pelas ruas atacando qualquer etrusco escondido com uma fúria sanguinária.



A partir daquele evento, os romanos juraram jamais deixarem que um rei os comandasse. Lucrécia então deixou um legado importantíssimo para todos nós, pois com o evento, é jogado o gérmen de uma nova política a República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário