sexta-feira, 20 de maio de 2011

Marta Suplicly e seu pulso fraco perante a lei de criminalização da homofobia


Hoje vi uma notícia a qual eu tenho prestado muito atenção, sobre a criminalização da homofobia.

O artigo diz que Marta Suplicy está sendo muito criticada por querer inserir a ressalva de proteção aos cultos religiosos que rejeitam a homossexualidade e a mesma já disse até que, devido a polêmica, está pensando em retirar essa cláusula.

Quem me acompanha no Twitter (@leonardogp) deve ter visto que apóio a criminalização da homofobia, por não ignorar os diversos atentados que essa camada da sociedade sofre todos os dias. Porém ressalto bastante que o mesmo direito que eles devem ter de ser gays, as pessoas têm de discordar, até o ponto que essa discordância não resulte em ataques físicos ou morais.

Então aplaudi a atitude da senadora do PT que lembrou dos cultos de centenas de igrejas que não admitem a homossexualidade como forma de vida e quis colocar a cláusula na lei. Da mesma forma que a ovacionei, agora critico-a pelo medo de se expor (pelo que sei a senadora é a favor da lei). Mostrando que a mesma tem um pulso fraquíssimo perante a opinião de poucos.

Minha opinião é que TODOS têm o direito de exercer sua cidadania, então os heterossexuais, homossexuais, bissexuais e afins; tem todo o direito de fazer o que bem entendem da vida, desde que isso não prejudique o próximo. Assim também considero a religião, ela tem todo o direito de exercer seus dogmas e preceitos desde que isso não envolva humilhar alguém ou um grupo.

Eu sei, é complicado. Muitas igrejas preferem atacar a pessoa homossexual ao invés de atacar o homossexualismo em si (e quando eu digo “atacar”, não é da forma ruim, pelo menos no segundo caso). Como a atitude completamente idiota do Silas Malafaia, de colocar outdoors pela cidade contra o homossexualismo. Aí ele já sai de sua linha permitida e passa a atacar gratuitamente o grupo.

Em suma, os religiosos têm o direito de exercer seu credo assegurado pela Constituição e qualquer interferência a isso pode ser considerada crime grave, espero que a senadora Marta Suplicy tenha coragem de seguir em frente com a ótima iniciativa dela e consiga propor a criminalização da homofobia e também a liberdade religiosa.


Eu vi a notícia no O Globo.

Um comentário:

  1. tem essa gravação da tv senado no canal do youtube do Senador Cristovam Buarque de quando foi feita a proposta de resalva http://www.youtube.com/watch?v=MwFH2rBckZQ

    ResponderExcluir